A Vintage Investimentos é uma empresa independente de gestão de fundos, com foco em uma estratégia Macro Global com maior predominância em ativos ligados ao Brasil.

Composta por uma equipe de profissionais experientes com ampla vivência no mercado brasileiro e internacional, foi fundada em 2014 pelos sócios: Ricardo de Paulo, Guilherme Amaral e Rodrigo Carvalho. Os três possuem mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro, atuando de forma exclusiva em atividades de gestão de investimentos.

Além da longa experiência na área de gestão, a empresa conta com uma equipe de 16 profissionais nas áreas de análise, trading, risco, compliance, IT e operações.

Os três sócios fundadores são os gestores dos fundos e dividem a responsabilidade de gestão utilizando partes compartilhadas do limite de risco.

O objetivo da equipe de gestão é procurar situações de assimetria entre os preços de mercado dos ativos operados e os preços estimados nos cenários prováveis.

Utilizamos um processo de análise Macro (top down) e Micro (bottoum-up) para construção de possíveis cenários e respectivas probabilidades de ocorrência. Com base nesses cenários, contrastamos os valores esperados dos cenários plausíveis e os preços implícitos nos ativos.

A partir daí são definidas as estratégias, que podem ser direcionais ou de valor relativo, considerando as melhores relações risco-retorno.

Para implementar as estratégias selecionamos os melhores instrumentos com base em preços relativos, liquidez e posições técnicas. Usamos de forma sistemática opções nas nossas estratégias, tanto direcionais como de valor relativo e hedges.

Vintage - Filosofia e Processo de Investimento
Vintage - Filosofia e Processo de Investimento

Os sócios fundadores da empresa são os gestores dos fundos. Cada gestor possui sob gestão uma parcela do limite total de risco, e busca dentro do seu universo de competência, explorar oportunidades construindo estratégias direcionais ou de valor relativo. Uma quarta parcela do risco é atribuída a um portfólio co-gerido, no qual entram as estratégias consensuais ou que possuem um horizonte de investimento mais longo.

Apesar dos gestores terem portfólios independentes a empresa funciona de forma aberta e transparente, buscando constante difusão do conhecimento e interação entre os membros da equipe de investimentos.

A empresa é organizada em comitês e subcomitês de forma a gerar disciplina e responsabilidade na difusão das ideias e estabelecimento de controle dos processos internos.

Composto pelos três sócios fundadores da empresa ocorre mensalmente e é responsável pelas estratégias da gestora, pela definição da estrutura de gestão e pela avaliação dos desempenhos individuais e da empresa.

Tem a participação dos sócios executivos, das áreas de gestão, de análise e de risco. Realizado semanalmente, tem como objetivo discutir as estratégias de investimento, com apresentações sobre os fundamentos das alocações e nível de risco dos fundos.

Ocorre quinzenalmente ou de acordo com a demanda do comitê de investimento. Coordenados pelos analistas Macro e Micro servem para a discussão e aprofundamento de temas relacionados às oportunidades ou posições do fundo.

Coordenado pelos responsáveis pela área de risco e compliance sua periodicidade é mensal e tem a participação de um sócio executivo, das equipes de risco, de compliance e de um representante da área de gestão.